O Hospital do Andaraí recebeu, nesta quarta-feira (18), o III Simpósio Carioca de Queimaduras, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital do Andaraí, em parceria com a OTICS Andaraí, que teve papel fundamental na organização e realização do evento.

Com o tema “Acidentes de Trabalho Envolvendo Queimaduras”, o simpósio reuniu profissionais de diversas áreas para debater estratégias de prevenção, assistência, tratamento e reabilitação de pacientes queimados, fortalecendo a troca de experiências e a atualização técnico-científica entre os participantes.
O encontro contou com a presença de especialistas que compartilharam conhecimentos sobre o cuidado integral às vítimas de queimaduras, desde o atendimento inicial até a recuperação funcional e reinserção social.

Mesa 1 – Acidentes de Trabalho Envolvendo Queimaduras
Moderadora: Kassia Barros
Palestrantes: Maria Cristina Serra (Pediatra), Amanda Segala (Enfermeira), Fernanda Brandao (Assistente Social) e lole Dielle (Psicóloga)

Mesa 2 – Atendimento ao Paciente Grande Queimado
Moderador: Rachel Anguiano
Palestrantes: Bruno Bianco (Cirurgiao Plastico), Gabriel Ximenes (Anestesiologista), Maria Cristina Serra (Pediatra) e Andreia Varon (Infectologista)

Mesa 3 – Reabilitação e Tratamento Especializado
Moderadora: Nathaly Lima
Palestrantes: Josiane Nunes (Enfermeira), Carolina Junqueira (Cirurgiã Plástica – Chefe CTQ do Hospital Pedro II), Sandra Balao (Cirurgia Plastica – Chefe do Banco de Pele do INTO), Orido Pinheiro (Cirurgião Plástico – Chefe do CTQ e Cirurgia Plástica do HFA) e Aline Reis (Fisioterapeuta)

Agradecemos aos palestrantes, participantes, equipes organizadoras e instituições parceiras que contribuíram para a realização do simpósio e para o fortalecimento da assistência às pessoas queimadas.